Combates no Afeganistão deixam 16 talebans mortos
Uma série de ataques no sudeste do Afeganistão deixou 16 membros do Taleban mortos e feriu cinco policiais, informou a polícia local.
Tropas afegãs e internacionais entraram em combate com milícias talebans na Província de Uruzgan, deixando 11 talebans mortos e cinco policiais feridos, informou Juma Gul Himat, chefe de polícia da Província. Dois dos policiais feridos estão em condições críticas.
Os ataques na Província de Uruzgan começaram neste domingo, quando a força conjunta atacou os talebans perto da capital de Tirin Kot, disse Himat.
Na segunda-feira, na Província vizinha de Kandahar, membros do taleban montaram uma emboscada em um posto de patrulha policial no distrito de Panjwayi, informou Abduallah Khan, vice-chefe de polícia.
Sob ataque, os policiais revidaram e mataram cinco dos atacantes, disse Khan. Nenhum policial ficou ferido.
O sudeste do Afeganistão é o foco de uma ofensiva nacional e internacional contra as forças do Taleban e da Al Qaeda --que ampliaram a campanha contra o governo do presidente Hamid Karzai, apoiado pelos governos ocidentais.
Em julho, a violência no Afeganistão alcançou seu pior nível desde a invasão americana em 2001, com mais de 260 civis mortos somente neste mês, informou um grupo de cem agências humanitárias.
A informação foi divulgada como argumento para um pedido por mais ajuda internacional para proteger a vida dos civis afegãos. Segundo o relatório, cerca de 2.500 pessoas foram mortas em conflitos entre tropas estrangeiras e insurgentes, dos quais cerca de mil eram civis.
O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, esteve neste mês no país e, após encontro com os comandantes das tropas americanas, se comprometeu a ampliar o número de soldados atuando na região.
Com Efe e Associated Press
Comentários