Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 19:12

    Imprimir


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, voltou a criticar o vazamento de informações por parte da Polícia Federal em suas operações, principalmente nos casos de divulgação de trechos de escutas telefônicas, e do que classificou de "imagem da algema". "Não podemos transigir com abusos que se perpetuaram. O vazamento hoje não é mais a exceção, é a regra", disse ao participar de debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo.

"É fundamental atentar para o vazamento em 'drops' de informações de operações", completou o ministro, destacando não ser "razoável" esse tipo de método da PF.

Gilmar Mendes, defensor da aprovação de uma nova lei contra abusos de autoridades, foi alvo de recente desgaste com a PF por ter mandado soltar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, controlador do grupo Opportunity e preso na Operação Satiagraha. Ele defendeu ainda a decisão de conceder habeas-corpus a determinados presos pela PF. "Ninguém tem compromisso com a impunidade", afirmou.

Mendes relembrou também a aversão da sociedade à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de impedir que o ex-dono do banco Marka Salvatore Cacciola chegasse ao Brasil, extraditado, com algemas. "Um dia é um adversário político exposto com algema. Amanhã, podemos ser nós. Com isso, não se pode brincar", criticou o ministro, destacando que a PF extrapola no que, para ele, são "regras básicas de constitucionalidade".

"Não se pode ter essa exposição. Todos estão submetidos à Constituição e a lei, submetidos a essas regras básicas de constitucionalidade". Sem citar a Operação Satiagraha, Mendes condenou ainda a postura dos policiais federais de darem voz de prisão de madrugada, como ocorreu com o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, preso em sua casa ainda de pijama. "Antigamente, você tinha certeza que quem batia na sua porta era o leiteiro. Hoje está meio confuso", disse.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175454/visualizar/