Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 11:20

    Imprimir


O faturamento da indústria brasileira cresceu 8,4% no primeiro semestre de 2008, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre de toda a série histórica, iniciada em 2003.

Na comparação entre maio e junho, a alta foi de 3,8%, o que também representa a maior elevação para meses de junho desde o início da série histórica. Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, houve uma aceleração sobre a comparação de maio para maio. O índice passou de 5,4% (maio) para 10,5% (junho).

Por setor, o crescimento foi registrado em todas as 17 áreas pesquisadas.

As horas trabalhadas na produção cresceram 1,5% de junho para maio, o menor resultado desde setembro de 2003. Em relação ao nível de emprego, houve expansão de 0,5% na comparação mensal e de 4% na comparação anual.

Segundo a CNI, os dados mostram uma tendência de expansão no emprego que vem sendo registrada há quase três anos.

Capacidade instalada

Já a utilização da capacidade instalada, indicador que mede o uso de máquinas e equipamentos das indústrias, subiu de 82,5% em maio para 83,3% em junho, segundo dados dessazonalizados.

A CNI afirma que o resultado diverge do apresentado no mês anterior, quando o mesmo indicador apresentou desaceleração. A volatilidade deste indicador, ressalta a CNI, 'não altera a trajetória de estabilidade no uso da capacidade, que vem sendo observada desde o quatro trimestre de 2007.

Na média no segundo trimestre, o indicador ficou em 83%, valor semelhante ao registrado nos últimos nove meses.

Os dois setores que mais se destacaram foram de metalurgia básica e veículos automotores, cujo uso supera os 90%.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175504/visualizar/