Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 11:01
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Mato Grosso superou a meta de vacinação da população idosa, o Estado vacinou 100,26% da população idosa acima de 60 anos na última campanha de vacinação contra a gripe realizada em abril deste ano. O Ministério da Saúde deu como meta imunizar 80% das pessoas com 60 anos ou mais, sendo que Mato Grosso imunizou sua população total de 164.284 idosos contra o vírus da gripe. Para alcançar êxito na vacinação dessa população espalhada em todos os municípios do Estado foram disponibilizadas cerca de 222 mil doses da vacina distribuídas em 1.616 postos de vacinação. Aqui no Estado foram aplicadas cerca de 164.706 doses da vacina.

“A campanha abrangeu todos os municípios do Estado contando com a colaboração e o apoio técnico de mais de quatro mil profissionais para atender os idosos. Com esse resultado alcançado por Mato Grosso podemos perceber o comprometimento dos idosos e que essa população de uma forma gradativa vem aderindo a essa estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para a prevenção de casos e óbitos por gripe”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mirian Estela Freire.

“Podemos destacar que Mato Grosso vem ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério. A média percentual alcançada em campanhas anterior ultrapassou 95% de cobertura. Para exemplificar, o ano de 2007 obteve uma cobertura de 98,52% de vacinação”, completou coordenadora.

Dados do Ministério da Saúde indicam que mais uma vez o Brasil foi exemplo de mobilização na campanha contra a gripe. Essa campanha de 2008, 14.030.311 pessoas com 60 anos ou mais compareceram as salas de vacinação entre os dias 26 de abril a 16 de maio.

Além da vacinação outro objetivo da campanha é incentivar a população idosa a ter hábitos saudáveis. A experiência já comprovou que a atividade física e mental, aliada à vacina, aumenta a expectativa e a qualidade de vida dos idosos. “Outro ponto fundamental da campanha é desmistificar algumas crenças negativas sobre a vacina, que só faz o bem a quem a toma”, disse Mirian Freire.

De acordo com a Política Nacional de Imunização, o Brasil é um dos poucos países que oferece gratuitamente a vacina para pessoas com 60 anos ou mais. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999. Desde então, milhões de pessoas são vacinadas todos os anos no Brasil.

A vacina contra gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado. A vacina não provoca reações muito embora algumas pessoas possam apresentar sintomas leves alérgicos e que desaparecem entre 24 e 48 horas.

Não devem ser vacinadas pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteína do ovo.

O QUE É – A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, pela qual os indivíduos infectados os transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias após a transmissão.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaléia e mal estar. À medida que os sintomas clínicos diminuem os sintomas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que se complicam. Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite. No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175507/visualizar/