Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 09:44

    Imprimir


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje que considera precipitado o questionamento do futuro do regime de metas para inflação. Ele defendeu o sistema, que segundo Meirelles tem se mostrado bastante "resiliente e eficaz".

Meirelles observou que a elevação da inflação global ocasionada por pressões de preços de matérias-primas, aliadas a descompassos entre oferta e demanda, vêm ampliando essas discussões.

"Nós do Banco Central do Brasil acreditamos no regime de metas. O Brasil foi um laboratório de experimentos de métodos heterodoxos e alternativos para o controle da inflação. Os resultados foram devastadores", afirmou Meirelles na abertura do 10º Seminário Anula de Meta para Inflação do BC, realizado no Rio.

Para Meirelles, não se pode esperar que o regime de metas resolva problemas microeconômicos estruturais ou setoriais.

O presidente do BC defendeu ainda o sistema de taxa flutuante do câmbio. Ele observou que "décadas de controle burocrático levaram a crises recorrentes de balança de pagamentos".

"Não se trata de adotar a tese de que os mercados estão sempre certos, mas simplesmente de humildade para reconhecer que, na determinação da taxa de câmbio, a ação impessoal de um grande número de agentes econômicos tem gerado resultados superiores aos alcançados por políticas centralizadoras."

O Brasil adota o regime de metas de inflação desde 1999. O sistema foi implementado pela primeira vez na Nova Zelândia em 1990.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175519/visualizar/