Governo firma compromisso com desenvolvimento da Ovinocultura em MT
Cumprindo agenda governamental, o secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf representou o governador Blairo Maggi na abertura da 36ª Exposul, na noite deste sábado (02.08), em Rondonópolis (212 Km ao Sul de Cuiabá) e em seguida, na assinatura do protocolo de intenções de cooperação técnica e suporte financeiro, que estabelece a parceria entre a empresa Estância Celeiro - Ovino e Caprinocultura Ltda., Consórcios intermunicipais do programa MT Regional e o Banco do Brasil.
Na cerimônia de abertura, Nadaf explicou que a Exposul representa hoje a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste e uma das maiores do país. Daí sua importância no contexto econômico de Mato Grosso.
O secretário afirmou ainda que o Governo do Estado transformou a forma de gestão das políticas públicas de Saúde, Educação e Logística, o que vem possibilitando um crescimento econômico em média de 7,5% ao ano, nos últimos seis anos devendo atingir 11% de crescimento neste ano de 2008, graças ao seu processo de industrialização em pleno andamento, com a com a instalação de empresas importantes e conseqüente aumento da geração de emprego e renda.
Durante o ato de assinatura do protocolo de intenções, no estande da Estância Celeiro, Nadaf destacou que “os investimentos da empresa vai gerar mais riquezas para o Estado e isso demonstra a pujança econômica de Mato Grosso”, observou.
De acordo com o empresário Marco Túlio Soares, diretor da empresa, a ovinocultura vem demonstrando um crescimento acelerado e foi o segmento que mais cresceu em Mato Grosso nos últimos 10 anos – o rebanho saltou de 5 mil animais, em 94, para 275 mil no final do ano passado. O número de abate saiu de 70 para 800 por mês, em muito pouco tempo. O segmento econômico deve injetar cerca de R$ 5 bilhões na economia mato-grossense até 2015, por conta do fantástico crescimento do rebanho, ancorado nos excelentes preços e no baixo custo de produção, potencial que tem atraído um número cada vez maior de criadores.
O protocolo assinado objetiva oferecer capacitação técnica, tecnologia para pequenos e médios produtores, validação e crédito. Com isso, pensa ele, existiria a garantia de fomento à cadeia produtiva de ovinos no Mato Grosso, seguindo todas as normas de qualidade e higiene dos produtos.
O coordenador da cadeia produtiva da ovinocultura, Paulo de Tarso reforçou a importância do protocolo e citou o ex-coordenador do MT Regional, Cloves Vettorato como um entusiasta do segmento. Assinou ainda o documento, o superintendente regional do Banco do Brasil para a região do Rio Vermelho, Sandro Pacheco.
Participaram ainda do evento, os secretários estaduais; Geraldo De Vitto (Adminsitração) e Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), além de outras autoridades e convidados.
Comentários