Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 01 de Agosto de 2008 às 11:54

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso começam a planejar a próxima safra de soja. O bom preço do produto está incentivando a cultura.

Nas lavouras de Mato Grosso ainda é época de colher o milho safrinha, mas os agricultores já estão de olho no plantio da próxima safra de soja. A maioria já começou se organizar para a safra de verão. Em algumas propriedades o adubo já está no campo.

Em Sorriso, norte de Mato Grosso, cerca de 80% dos agricultores já compraram os insumos para fazer o plantio, que começa no final de setembro, logo depois das primeiras chuvas. O município é o maior produtor de soja do país. São 600 mil hectares cultivados. Área que, segundo o Sindicato Rural, deve ser mantida nesta safra.

Na fazenda do agricultor Leandro Teixeira vão ser 2,6 mil hectares de soja cultivados. “Vamos continuar com a mesma área, manter a mesma área tendo em vista que o tempo foi generoso, colaborou. Temos que apostar que os preços continuem bons, melhores em relação a outros anos”, disse.

Todos os insumos já foram comprados. Estão guardados no barracão da fazenda. “Nós temos uma despesa que ficará em 43 por hectare para uma produtividade de 58 a 60 sacas por hectare”, completou Teixeira.

No ano passado, o agricultor gastou em torno de 35 sacas para produzir cada hectare. O agricultor Nelson Picolli pretende cultivar 1,5 mil hectares de soja. Ele está otimista. Só espera que o mercado continue favorável.

“A gente tem uma perspectiva de que se os preços se mantiverem em torno de R$ 38,00 a R$ 40,00 para a próxima safra; se nós repetirmos a produtividade que tivemos este ano, entre 53 e 55 sacas por hectare, deveremos ter um lucro em cima da produção”, calculou Picolli.

O preço da saca de soja no médio norte de Mato Grosso está hoje 46% mais alto que no ano passado.





Fonte: Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175685/visualizar/