Vendas dos supermercados têm o melhor desempenho dos últimos cinco anos
"Durante o primeiro semestre, as vendas dos supermercados apresentaram uma forte alta. O bom desempenho foi uma conseqüência de um cenário econômico favorável. Quando os supermercados vendem mais é sinal de que aconteceu um aumento de renda da população", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda, em nota à imprensa.
Em junho, as vendas do setor supermercadista subiram 7,58% comparadas a igual mês de 2007, porém, quando relacionadas com maio de 2008, houve queda de 6,29%.
Honda alerta que o bom desempenho verificado no semestre pode não se manter e o comportamento de junho sobre o mês imediatamente anterior pode indicar uma tendência, já que o panorama econômico brasileiro e mundial mudou após a crise hipotecária nos Estados Unidos e o aumento nos preços das commodities.
"Devido às incertezas, não é possível afirmar que as vendas vão se manter nesse patamar alto durante o segundo semestre. O fundamental, para garantir o processo de desenvolvimento sustentável, é que o governo não descuide do combate à inflação", diz.
Preço dos produtos
Todos os meses, a Abras avalia o preço de 35 produtos de largo consumo, que compõem o indicador "AbrasMercado".
No mês passado, o índice apresentou alta de 2,04% comparado a maio e de 14,83% em relação a junho de 2007.
Segundo a Abras, os produtos que registraram maiores altas em junho sobre maio foram o feijão (13,95%), arroz (8,01%) e batata ( 7,61%). Por outro lado, as maiores quedas ficaram representadas por tomate (-7,01%), leite em pó integral (-3,69%) e farinha de mandioca (-2,66%).
Comentários