Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Julho de 2008 às 15:25

    Imprimir


Após causar polêmica ao sugerir a dois turistas que não fossem ao Pantanal Mato-Grossense por causa dos mosquitos e sim a outras regiões, como Chapada dos Guimarães, o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, aprontou outro "papelão", desta vez com maior gravidade, ao ponto de ser praticamente expulso do Parque Nacional do Xingu, em Gaúcha do Norte (a 600 km de Cuiabá), no domingo.

Yuri Bastos viajou para o Xingu no sábado (26) pela manhã, com sua equipe da Sedtur, coordena pela adjunta Vanice Marques, e os atores Eriberto Leão e Malvino Salvador. Foram prestigiar o Kuarup, ritual da comunidade indígena xinguana em homenagem aos mortos. O secretário levou também uma equipe de produção independente e que foi contratada pela Sedtur para produzir um documentário. Apesar de corresponder à cerimônia de finados do homem não-índio, é uma festa alegre e exuberante em que cada participante usa sua melhor vestimenta. Na visão dos índios, os mortos não querem ver os vivos tristes ou feios. Os índios decoram um poste de madeira de forma que simbolize os mortos. As mulheres preparam a festa, regada a muitos peixes e bijus. No dia do Kuarup, elas torcem pelos seus maridos e filhos, na tradicional luta corporal Uka-Uka.

Preparada com bastante antecedência, a festa atrai tradicionalmente milhares de pessoas. Na edição deste ano motivou a presença de autoridades, como do senador goiano Marconi Perillo, da esposa do ministro da Justiça e do prefeito de Gaúcha do Norte, Edson Harold Wegner (PR).

A confusão começou porque uma das integrantes da equipe de Yuri reclamou que teve colchonete furtado. A notícia chegou a Cláudio Romero, um dos diretores da Funai. Este procurou Yuri, que saiu em defesa da servidora da Sedtur e reforçou a reclamação. Ambos iniciaram uma discussão no pátio onde acontecia a cerimônia. A equipe da TV Brasil filmou parte das discussões. Índios e visitantes assistiram também a tropa de farpas.

Romero determinou que Yuri deixasse o local de imediato e anunciou, no calor das discussões, que iria representá-lo junto ao Ministério Público. Exigiu que fosse feito um relatório listando o que supostamente teria sido roubado na aldeia. A coordenação do parque aproveitou para esculhambar o secretário do governo Blairo Maggi por ter permitido que integrantes da equipe tentasse levar bebida alcóolica para a parque do Xingu. Isso só não aconteceu porque o veículo que transportava os profissionais apresentou problemas mecânicos durante o trajeto.

Yuri se viu obrigado a deixar a festa do kuarup na aldeia Yawalapiti antes da hora. Entrou no avião e saiu do parque de fininho.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175883/visualizar/