Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Julho de 2008 às 18:01

    Imprimir


Criadores de ovelha do município de Santo Antônio do Leverger estão preocupados com ataques de onça-parda, animal também chamado de puma ou suçuarana. Em uma única propriedade, mais de 20 animais foram mortos. Na chácara de 120 hectares, o professor universitário Jackson Pacheco decidiu há três anos criar ovelhas. As fêmeas, registradas, podem valer até R$ 3 mil cada. O negócio ia bem até que um quarto do rebanho amanheceu morto, vítima do ataque de um animal.

Pacheco cuida das ovelhas seguindo as regras de manejo. Todas as noites os animais são levados para dentro de um galpão, onde ficam protegidos da chuva e de possíveis ataques de cães. No entanto, uma onça-parda entrou no local e matou 27 das 115 cabeças.

Os biólogos da Universidade Federal de Mato Grosso dizem que os felinos estão no período de acasalamento e em busca de comida. Por isso, arriscam a aproximação em locais habitados.

“O animal chegou aqui na chácara do Jackson e encontrou os carneiros. Estava com fome e abateu os carneiros. E assim ele vai sucessivamente. Abate um carneiro aqui, um bezerro na outra fazenda. E fica circulando”, afirma o biólogo Benedito Rondon.

De acordo com Rondon, algumas medidas já foram colocadas em prática. “O primeiro procedimento já foi tomado, que foi tirar os animais do local confinado, ou seja, de dentro do curral, que não tem área de fuga. O ideal seria montar madeira para tentar capturar a onça e soltá-la em outro local. Para isso, é preciso uma autorização do Ibama ou alguma coisa nesse sentido. O Ibama teria que estar junto com a gente para tentar resolver essa questão”, diz o biólogo.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que não autoriza a captura da onça-parda. Segundo o instituto, os animais silvestres são protegidos por lei e qualquer medida depende de autorização.





Fonte: Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175963/visualizar/