Qual é o papel do dinheiro na sua vida?
Talvez pelo aumento populacional, ou mesmo por conta da alta competitividade nos negócios, hoje as pessoas passam a maior parte de seu tempo tentando ganhar, gastando ou pensando em dinheiro. É fato que o dinheiro tomou conta da vida das pessoas de tal maneira, que há pesquisas apontando as dificuldades financeiras como motivo de muitas separações entre os casais.
O dinheiro, por si só, não é nem bom nem ruim. Tudo depende de como ele vem para as nossas mãos e de como administramos nossos recursos. De forma alguma, o bom cristão faz do dinheiro uma arma de destruição de seu lar e de suas amizades verdadeiras. Por mais empenhado que um pai de família esteja em garantir um bom padrão de vida para todos em sua casa, jamais ele deve se distanciar do convívio com os filhos e com a esposa sob o pretexto de ganhar mais. Da mesma forma, uma crise financeira não pode ser motivo de descrença, brigas e separações no âmbito familiar.
São diversas as parábolas de Jesus que tratam dessa questão do dinheiro. A Bíblia está repleta, inclusive, de conselhos sobre gestão de finanças. Isso prova que os seres humanos estão sempre às voltas com as questões materiais e raramente sabem como se comportar durante o tempo todo. Ou cometem o erro de achar que “o dinheiro traz felicidade”, ou acabam julgando o dinheiro como algo ruim e passam por tudo que é privação desnecessariamente.
Ora, em primeiro lugar, se o dinheiro fosse passaporte para o mundo encantado da felicidade infinita, os ricos não derramariam uma só lágrima. E não é isso que vemos. Por outro lado, quando Timóteo nos diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (ITimóteo, 6,10), só está insistindo nos ensinamentos de Deus, reforçando que devemos amar pessoas, não coisas. O dinheiro está aí para nos servir, não o contrário. Por isso, é dever do bom cristão saber utilizar os próprios recursos em benefício de si mesmo, de sua família e fazer o bem ao maior número possível de pessoas.
Somente através do bom entendimento do papel do dinheiro em nossas vidas é que ele fluirá livremente entre nós. Não podemos jamais transformá-lo num pretexto para nos afastar das pessoas, de nossa família e muito menos de Deus.
*Wellington Jardin é administrador de empresas e co-fundador da Comunidade Canção Nova (www.cancaonova.com)
Comentários