Governo pode aumentar amanhã taxas de juros
Analistas de mercado esperam aumento de meio ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que será realizada amanhã e quarta-feira. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com projeções de analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia.
Atualmente a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano e em 2008 já teve dois aumentos de meio ponto percentual. A Selic é referência para outras taxas de juros e é usada pelo Banco Central para ajudar a conter a inflação.
Para o final do ano, a estimativa é que os juros básicos cheguem a 14,25%. Para 2009, os analistas aumentaram a projeção de 13,50% para 13,75%.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles tem dito que a inflação deverá convergir para o centro da meta de 4,5% no próximo ano. Neste ano, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está em 6,06% nos 12 meses fechados em junho (anualizada), próxima do limite da meta de 6,5%.
Comentários