Encontro avalia aprendizagem nas salas de aula em Mato Grosso
Participam do encontro, que vai até amanhã (quinta-feira), os diretores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros). O programa de acompanhamento da aprendizagem é um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o instituto Ayrton Senna e está em seu segundo ano de execução.
Conforme Glória da Luz, o programa é uma ferramenta gerencial que permite intervenções pedagógicas com enfoques bem definidos em sala de aula. Conforme explicou, as ações realizadas possibilitam que o aluno se aproprie dos conteúdos e habilidades referentes a cada ano de ensino. “O objetivo é que isso seja feito com competência, para que o aluno não fique com defasagem na sua aprendizagem”, destacou.
Ela ressaltou ainda que, para esta ferramenta funcionar, é essencial o engajamento de todos os participantes do programa. “Não se pode esquecer que o foco são as dificuldades enfrentadas por alunos e professores”, disse.
Além das dificuldades, o programa abrange o acompanhamento gerencial de diversas ações feitas na escola. Estas incluem o verificação dos dias letivos efetivos, as falta de professores e alunos, o acompanhamento das visitas das equipes pedagógicas à escola e o desenvolvimento dos alunos.
Especialmente em relação ao acompanhamento da leitura pelos alunos, o Instituto envia um Kit de Leitura às escolas, com livros selecionados por uma especialista na área, Valda Antunes. No primeiro ciclo, o kit contém 20 livros; 30 no 2º e 35 no 3º ciclo, Também inclui livros específicos para os professores. Todas as informações geradas na escola são incluídas num sistema informatizado, o Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (Sisa). De acordo com Glória Luz, isto é feito até o dia 10 de cada mês. Uma Agência Técnica local faz o acompanhamento diário juntamente com os Cefapros.
Também está presente no encontro a coordenadora pedagógica do Instituto, Maria Regina Baroni. Conforme explicou, os coordenadores não conseguem aprender só em base de textos, “mas sim no relacionamento com o outro”. Daí, de acordo com ela, a importância de encontros presenciais, como o que está sendo realizado. “O resultado é um gerenciamento com melhores resultados, com intervenções com mais sucesso junto aos alunos”, destacou.
A superintendente de Educação Básica em exercício, Elizabeth dos Santos Rezende de Almeida, também esteve presente na abertura. O evento está sendo realizado em duas salas do Hotel Fazenda, Salão Verde e Arara-Azul.
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