Palmeiras recebe o Fluminense, rival "ideal" por ingresso ao G4
Sem vencer pelo Campeonato Brasileiro há três rodadas e após derrota em clássico para o arqui-rival São Paulo, o Palmeiras recebe nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Parque Antarctica, o Fluminense, adversário "ideal" para o fim do jejum e tentativa de entrar pela primeira vez no G4 da competição.
Com uma vitória, o clube da capital paulista, atual quinto colocado, poderá ingressar no bloco dos quatro primeiros caso Cruzeiro, Grêmio ou Vitória tropecem na rodada.
Como incentivo para a partida desta noite, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo jamais perdeu para o Fluminense na era dos pontos corridos. Desde 2004, quando voltou à Série A, o Palmeiras enfrentou o rival em oito oportunidades, com cinco vitórias e três empates.
Nem mesmo o tropeço palmeirense em seu estádio na última vez que atuou lá --empate por 1 a 1 com o Figueirense-- é algo que preocupa diante do rival. O Fluminense foi o único clube que os palmeirenses conseguiram vencer em casa nas quatro edições que disputou dos pontos corridos, tendo um aproveitamento de 100% contra o rival no Parque Antarctica.
Na competição de 2007, os jogos contra o Fluminense sempre apareceram em "boa hora". No primeiro turno, o time alviverde vinha de um empate com o Juventude e uma derrota para o Sport em casa para se recuperar contra o time carioca com uma vitória por 1 a 0 no Maracanã. No returno, outra recuperação. Os palmeirenses obtiveram o triunfo, em casa, novamente por 1 a 0, após três jogos sem vitória --empate contra o Vasco e derrotas para Juventude e Sport.
Outros jogos entre as duas equipes foram decisivos para as pretensões do time, que sempre obteve sucesso. Em 2004, um empate por 1 a 1 no Maracanã, na última rodada, ratificou a participação palmeirense na Taça Libertadores do ano seguinte. Um ano depois, os dois times decidiram a última vaga para a competição sul-americana no estádio do Parque Antarctica, com vitória por 3 a 2 do time da casa.
Agora, os palmeirenses esperam novos "bons fluidos" diante do time carioca, que, mesmo na zona de rebaixamento, tem o respeito da equipe paulista.
"O Fluminense merece todo o nosso respeito, pois é um finalista de Libertadores. Mas nós temos que entrar em campo preparados e concentrados para voltar a vencer. As dificuldades existem, principalmente de entrosamento, mas um clube como o nosso exige que a reação seja imediata", falou o zagueiro Jéci.
"Temos que entrar em campo de cabeça erguida contra o Fluminense e buscar os três pontos de qualquer maneira, sempre respeitando o adversário, que está crescendo na competição", endossou o meio-campista Diego Souza.
PALMEIRAS
Marcos; Élder Granja, Jéci, Gladstone e Leandro; Léo Lima, Sandro Silva (Jumar), Diego Souza e Valdivia; Kléber e Denílson (Lenny). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Arouca, Conca e Thiago Neves; Washington e Dodô. Técnico: Renato Gaúcho
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo
Horário: às 21h45
Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Comentários