Proprietário de terras em Tangará da Serra constrói aceiros prevenindo queimadas
De acordo com Folle, em frente a sua propriedade, localizada na BR-364, existem terras indígenas e durante este período, é de costume dos índios colocarem fogo. Sendo assim, dependendo do vento, o fogo se alastra até sua propriedade, correndo o risco de ser multado. “Resolvi fazer aceiros na minha fazenda visando a prevenção contra os incêndios e a multa, tendo em vista o perigo dos incêndios da propriedade em frente a minha”, comentou Folle.
O aceiro da fazenda Nascente do Rio Jauru tem 36 quilômetros de extensão. “O aceiro finalizado dentro de seis dias, ficou pronto na última quarta-feira. É um investimento que vale a pena”, observa.
ACEIROS – Aceiros são faixas de terra de 3 a 15 metros de largura, sem vegetação, mantidas limpas com grades, roçadeira, ou até mesmo com ferramentas manuais. A palha roçada ou gradeada deve ser retirada da faixa de aceiro. Isso deve ser bem verificado. Se dos lados do aceiro há capim alto, como napier, colonião, sapé, rabo de burro, etc, é aconselhável podar este capim em aproximadamente 10 metros a partir do aceiro, pois desta forma, em caso de incêndio, se evita que o fogo fique muito alto e pule com facilidade a faixa limpa.
O aceiro deve ser preparado em volta das áreas de risco podendo dividir a área em glebas menores.
Comentários