Roubos de veículos apresentam queda de 43% na Capital
Os furtos – aqueles que ocorrem sem a presença do dono – também baixaram, apresentando queda de 31 % em Cuiabá. A exceção foi em Várzea Grande, onde os furtos tiveram acréscimo de 20% em relação ao semestre passado.
O número de veículos recuperados também cresceu. A cada 12,7 veículos roubados no mês, 10,9 foram recuperados. A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA) recuperou 327 veículos este ano.
De acordo com delegado Roberto Amorim, titular da DERRFVA, as operações para desarticular quadrilhas de roubo de veículos são fundamentais para reduzir as ocorrências. Boa parte destes resultados, segundo ele, deve-se a intensificação do trabalho de fiscalização das polícias aos desmanches, a ação repressiva que tem inibido a atuação dos bandidos e identificação dos receptadores. O resultado de todo o trabalho culminou em 216 prisões, onze menores apreendidos e a lavratura de 97 flagrantes.
As investigações da delegacia têm concentrado em assaltantes que agem sob encomenda, com o objetivo de chegar até “ao grande fomentador da criminalidade, o receptador”, afirma o delegado. “Ele acaba influenciando outros delitos como o furto e o tráfico de drogas”, assevera.
A Secretaria de Segurança Pública reforçou o policiamento nas áreas onde os furtos são mais freqüentes. Dados da DERRFVA indicam que muitos dos furtos e roubos têm ocorrido em áreas residenciais e em vários casos, por descuido dos proprietários. Em média, os ladrões desmancham uma motocicleta em um tempo médio de 30 minutos e um automóvel entre 90 e 120 minutos, o que torna fundamental, a rápida comunicação da ocorrência à polícia.
Desde a última sexta-feira (11) até esta segunda-feira (14.07) a delegacia não registra nem um roubo ou furto de veículos, confirmando que o trabalho ofensivo da polícia tem surtido resultados positivos.
CUIDADOS - Uma série de cuidados com os veículos podem a ajudar a polícia a baixar ainda mais os índices de roubos e furtos na Grande Cuiabá. A polícia orienta aos os donos de motocicletas e carros populares que tenham cuidados redobrados com seus veículos, pois eles são os mais fáceis de serem negociados posteriormente. As caminhonetes também são bastante visadas.
Comentários