Presidente do STF pode soltar Daniel Dantas ainda hoje
Todos os advogados são do grupo Opportunity. Quatro deles são da área criminal e um, Marlan Marinho, da área cível. Marinho confirmou que os itens seriam encaminhados para Daniel Dantas.
Dantas foi preso na terça durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que prendeu também o o empresário Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. A ação é um desdobramento do escândalo do mensalão e investiga crimes financeiros.
Ainda nesta quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pode decidir se manda soltar Daniel Dantas e a irmã dele, Verônica Dantas, diretora do Opportunity que também foi presa pela PF.
No dia 11 de junho, os advogados do banqueiro já tinham entrado com um pedido de habeas corpus preventivo no Supremo com base em informações de que uma operação que atingiria Daniel Dantas seria deflagrada. Diante da prisão de Dantas e sua irmã, protocolaram, na terça, uma petição solicitando que o pedido fosse julgado de imediato.
Como o STF está em recesso, cabe ao presidente do Supremo, Gilmar Mendes, apreciar o pedido. Antes, o relator do pedido era o ministro Eros Grau.
Gilmar Mendes criticou a operação da PF e disse que ela “dificilmente” é compatível com o estado de Direito. “De novo é um quadro de espetacularização das prisões, isso é evidente, dificilmente compatível com o estado de Direito, uso de algema abusivo, já falamos sobre isso aqui, mas tudo isso terá que ser discutido”, disse na noite desta terça.
Comentários