Flamengo defende invencibilidade em Minas, contra o Atlético-MG
Protagonistas de um dos mais tradicionais clássicos, que marcou época no futebol brasileiro, Atlético-MG e Flamengo enfrentam-se nesta quarta-feira, às 20h45, no Mineirão, pela décima rodada do Brasileirão 2008, sob a sombra do passado. Nem mesmo o fato de viverem momentos distintos na competição tira o clima de rivalidade histórica entre os dois times.
Atlético e Flamengo decidiram o Brasileiro de 1980. O rubro-negro de Zico e cia. superou o alvinegro de Reinaldo e cia. e conquistou o título brasileiro. Em 1987, os rivais voltaram a se encontrar, dessa vez nas semifinais da competição nacional. O time carioca levou a melhor novamente e despachou os mineiros.
Neste momento, os rivais trilham caminhos diferentes. O Flamengo iniciou bem o Brasileirão 2008 e é o líder isolado com 22 pontos, cinco a mais que o vice-líder Cruzeiro. Na outra ponta da tabela, o Atlético faz campanha irregular e ocupa o 15º lugar (duas posições acima da zona de rebaixamento), com 11 pontos.
Com aproveitamento de 81,48%, o Flamengo tem sete vitórias, um empate e uma derrota, para o São Paulo. O ataque é o mais positivo da competição com 21 gols, e a defesa levou oito. O time comandado por Caio Júnior vem de três triunfos seguidos, contra Ipatinga (3 a 1), Sport (2 a 1) e Náutico (3 a 0).
O Atlético, com aproveitamento de apenas 40,74%, não vence há três rodadas - derrota para o Náutico, por 2 a 1, e empates com Figueirense e Palmeiras, ambos por 1 a 1. O time mineiro tem apenas duas vitórias no Brasileirão, além de duas derrotas e cinco empates.
A atuação do Atlético agradou no empate com o Palmeiras, domingo passado, principalmente no primeiro tempo, mas o resultado em casa complicou a situação da equipe na competição. O time comandado por Alexandre Gallo aproximou-se da zona de rebaixamento.
A boa companha como visitante é outro trunfo do Flamengo, que ainda não perdeu fora de casa - empatou com o Grêmio (0 a 0) e venceu o Ipatinga e o Sport. "Um dos segredos do Flamengo é esse. Estamos conseguindo manter o bom nível das atuações tanto dentro quanto fora de casa. Nossa equipe tem tido a competência de atacar sem medo", declarou o zagueiro Fábio Luciano, que volta ao time depois de cumprir suspensão.
O Flamengo terá dois desfalques: o lateral-direito Leonardo Moura e o volante Cristian, que cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O meia Ibson, que acertou a permanência no clube até 2009, deve ser titular nesta quarta-feira, caso seja inscrito a tempo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Atlético não conta com o lateral César Prates, expulso diante do Palmeiras, e Marques, que se recuperou de contusão muscular, mas foi acometido por uma infecção intestinal. O meia Petkovic e o zagueiro Leandro Almeida, que desfalcaram o time na rodada passada, devem voltar.
Data: 9/7/2008 - quarta-feira
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP/Fifa)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (RN/Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Atlético-MG
Edson; Mariano, Marcos, Vinícius e Amaral (Leandro Almeida); Serginho, Márcio Araújo, Renan e Petkovic; Danilinho e Eduardo Técnico: Alexandre Gallo
Flamengo
Bruno; Luizinho, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Kléberson, Ibson (Toró ou Jônatas) e Renato Augusto; Marcinho e Obina Técnico: Caio Júnior
Comentários