"Programinhas" do Orkut chegam ao Brasil nesta quinta-feira
Oito meses após ser divulgado com alarde pelo Google, o sistema de "programinhas" do Orkut estréia oficialmente nesta quinta-feira (10) no Brasil. De acordo com a empresa, estarão disponíveis 24 aplicativos em português e mais de 300 em inglês, criados por desenvolvedores externos.
A plataforma OpenSocial, que reúne esses aplicativos, já estava disponível para usuários de outros países --para usá-los no Brasil, é necessário mudar o países de origem no perfil do Orkut. A novidade chegou primeiro na Índia, segunda maior usuária do site, atrás do Brasil. Dados do site indicam que o Brasil tem praticamente 54% dos usuários, seguido por Índia (17%) e Estados Unidos (15%).
Apresentada no fim do ano passado, a plataforma é uma aliança de redes sociais como Orkut, MySpace, LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning. O Facebook tem seu próprio catálogo de "widgets".
De acordo com o Google, a adoção dos aplicativos está sendo feita gradualmente, país a país. No Brasil, a estréia da plataforma para o Orkut estava prevista para fevereiro, mas foi adiada.
Em março, o MySpace saiu na frente do Orkut e disponibilizou primeiro os "programinhas" para os internautas brasileiros.
Para especialistas, uma das razões para o crescimento do Facebook, principal oponente do MySpace nesta seara, foi justamente o fato de abrir espaço aos empreendedores anônimos na criação dos aplicativos.
Comentários