Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Julho de 2008 às 19:18

    Imprimir


Um dia após a libertação da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt e outros 14 reféns da guerrilha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a dissolução das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), uma vez que, segundo ele, "não existe nenhuma razão para alguém chegar ao poder pela via armada". Em sua avaliação, após a libertação desses prisioneiros, as Farc podem estar revendo sua ideologia no sentido de libertar todos os outros reféns.

"Eu acho que (as Farc) precisam ter um fim. Aqui na América do Sul e na América Latina não existe nenhuma razão para alguém querer chegar ao poder pela via armada, porque a democracia reina nesse continente. Todas as forças políticas disputam e se organizam em partidos políticos. Eu acho que é uma coisa do passado esse negócio de achar que a via armada é solução para alguma coisa, sobretudo em regime de liberdade", comentou após lançar o Plano Safra Mais Alimentos.

"Eu acho que foi uma coisa importante para toda humanidade o que aconteceu ontem. Quem sabe isso agora está mexendo com a cabeça das Farc e elas tomem a atitude de liberar todos os reféns que ainda existam nas suas mãos", disse o presidente. "Eu acho que foi uma vitória do governo colombiano, foi uma vitória daqueles que amam a liberdade e a paz. Eu espero que as Farc tenham a sensibilidade de participar do jogo democrático e liberar todos os reféns que ainda existem", completou.

"Eu fiquei extremamente satisfeito pelo fato de a Ingrid Betancourt e mais 14 pessoas terem sido resgatadas das mãos das Farc. Para mim era e é abominável alguém manter pessoas seqüestradas por uma hora, quanto mais por seis ou sete anos", disse Lula.

Ao exaltar a libertação da ex-senadora e dos demais reféns, Lula disse que irá conversar com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sobre a situação dos guerrilheiros. Ele não informou uma data para a conversa.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177396/visualizar/