Bancada federal de MT pressiona Carlos Minc
Preocupados com a situação dos produtores rurais de Mato Grosso devido à restrição de crédito pelo Banco Central, resolução que passou a vigorar na terça-feira (01).
Nove dos 11 parlamentares da bancada federal do Estado pressionaram o ministro do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc, a firmar pacto de parceria com o setor.
O deputado Homero Pereira (PR) propôs a abertura do diálogo e de aproximação entre Estado e produtores. “Medidas de repressão não têm efeito prático, precisamos envolver as pessoas que lá estão, oferecendo alternativas econômicas a elas”, afirmou.
O ministro Minc assegurou não estar contra os ruralistas de Mato Grosso, mas que é necessário que o desenvolvimento econômico seja em bases sustentáveis.
O ministro esclareceu que para obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento exigido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para liberar o crédito, basta apenas entregar processo no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com informações sobre a área, localização, e um plano de recuperação de área degradada.
Participaram da reunião os deputados Valtenir Pereira (PSB), Saturnino Masson (PSDB), Eliene Lima (PP), Rogério Silva (PP), Wellington Fagundes (PR), Homero Pereira (PR), o coordenador da bancada Carlos Abicalil (PT), e os senadores Jaime Campos e Gilbernto Goellner ambos do do DEM. Além dos diretores da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).
Comentários