Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Julho de 2008 às 16:01
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


A nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva torna mais rigorosa a punição para motoristas que tiverem algum teor de álcool no sangue, com multa de R$ 955 e Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um ano. A 'Lei Seca', que recebeu o nº 13, de 2008 foi sancionada no último dia 19. A fiscalização à partir desta data tem se tornado mais intensa no Brasil, resultando em várias detenções e penalizações. Antes desta lei, o teor alcoólico permitido era de até seis decigramas de álcool por litro de sangue. À partir de agora o teste do bafômetro torna-se obrigatório. Caso o motorista se recuse a fazer o teste, ele sofre as mesmas penalizações aplicadas a um que esteja embriagado.

Já em Tangará da Serra apesar da fiscalização não ser intensa como em outras cidades, devido a falta de um bafômetro, a polícia militar alerta que realizará abordagens e caso haja constatação de que um motorista tenha ingerido bebida alcoólica, ele será detido e encaminhado para delegacia de polícia, onde será requisitado um exame para constatar o álcool no sangue, e prosseguir com as devidas providências.

O major da polícia militar de Tangará da Serra, Judson Ferreira Faria, explica que guarnições estão nas ruas fazendo rondas em locais e datas indeterminados, a fim de abordarem qualquer suspeito principalmente com sintomas de embriaguez. Segundo ele, o álcool é o responsável por diversas mortes no trânsito tanto no município, quanto em outras cidades. Sendo assim, a preocupação da polícia, de acordo com ele, é garantir a segurança de toda população, evitando que pessoas embriagadas dirijam pelas ruas causando perigo.

De janeiro até o início desta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez 4.199 autuações de motoristas bêbados nas rodovias federais do país, número quase 40% superior às 3 mil autuações feitas em igual período do ano passado. Em todo o ano de 2007 foram 6.950 autuações por embriaguez. A previsão do governo é de que o índice, no mínimo, dobre neste ano, com a vigência da Medida Provisória, aprovada esta semana na Câmara dos Deputados, que proíbe a venda de bebida na área rural das estradas federais. Esses números não contemplam as áreas urbanas, onde morreram cerca de 30 mil pessoas em acidentes de trânsito em 2007. Uma estimativa do Ministério da Justiça indica que em cerca de 60% dos acidentes violentos haja a presença de álcool em pelo menos um dos motoristas envolvidos.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177419/visualizar/