EUA forneceram apoio em resgate a Ingrid Betancourt
"Sabíamos da operação e como seria realizada, não posso dar mais detalhes por enquanto, mas o presidente (americano, George W.) Bush a apoiava", disse hoje a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, em entrevista coletiva.
Entre as 16h e 16h30 (em Brasília) de quarta-feira, Bush foi informado por assessores de que "a operação tinha sido executada e concluída com sucesso", ressaltou.
Perino atribuiu ao governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, e ao Exército do país o sucesso da missão, "com algum apoio nosso, mas foi uma operação fundamentalmente da Colômbia", afirmou.
A porta-voz lembrou que os Estados Unidos colaboraram com o governo da Colômbia desde que os três trabalhadores americanos foram seqüestrados, "para tentar trazê-los para casa outra vez".
O presidente colombiano ligou na quarta-feira ao chefe da Casa Branca para anunciar a libertação dos reféns, entre eles os americanos Keith Stansell, Marc Gonsalves e Thomas Howes.
Bush parabenizou Uribe e pediu que transferisse seus parabéns ao Exército e àqueles que participaram da operação. Sobre as especulações que vinculam a recente visita do candidato republicano à Presidência dos EUA, John McCain, com a operação, Perino afirmou que "não é mais que uma coincidência".
Comentários