PF libera imagens da cocaína que “caiu do céu” em Rosário Oeste
Outro boliviano preso é Orlando Idalgo, de 41 anos. Ele estava no avião e teria arremessado o pacote com o entorpecente. Ele foi deixado por Gilson Ricci na cidade de Diamantino de onde seguiu de ônibus para Cuiabá. Orlando foi preso ao desembarcar na rodoviária. Os policiais avistaram a droga sendo arremessada em Rosário Oeste. A embalagem onde a droga estava acondicionada e resistente o suficiente para agüentar a queda.
Os presos estão em Cuiabá e foram encaminhados para o presídio do Pascoal Ramos. O boliviano José Carlo Barbery Escalante está no pronto socorro municipal, custodiado por Policiais Federais. Durante tentativa de fuga o mesmo machucou a perna ao tentar pular uma cerca.
Em 1997, um caso muito parecido ocorreu na cidade de Chapada dos Guimarães: 50 quilos de cocaína foram jogadas de um avião numa fazenda. O fato ficou conhecido como a "cocaína que caiu do céu". A prática, velha conhecida das autoridades, não parou na condenação a 22 anos de prisão do fazendeiro Valdenir Alves Marchezan. O tráfico internacional de drogas continua operando com os mesmos mecanismos em Mato Grosso.
Pela proximidade com a Bolívia e sem uma fiscalização adequada, Mato Grosso tem servido de uma das mais importantes rotas do tráfico internacional de drogas. Várias propriedades são monitoradas servindo de base para o narcotráfico.

Comentários