Mato Grosso rumo a auto-suficiência em hortifruti pela agricultura familiar
Uma pesquisa de mercado de frutas, legumes e verduras (FLVs) nas principais cidades do Estado de Mato Grosso, junto ao setor supermercadista e seus consumidores, evidenciou diversos aspectos mercadológicos de grande potencial, especialmente na agricultura familiar.
Mato Grosso conta com um valor anual de cerca de R$ 375,5 milhões comercializado no Estado. Outra cifra expressiva é o valor dos FLVs mercantilizados em Mato Grosso, vindos de outros estados produtores, correspondendo aproximadamente a R$ 211,48 milhões/ano.
A pesquisa também revelou que há dependência estadual no abastecimento de FLV’s em relação a outras regiões do país. Os números constatados pela pesquisa revelaram que Mato Grosso depende em cerca de 67,0% de frutas e 42,7% de legumes e verduras, o que representa 81,7 mil t e 43,7 mil t, respectivamente, considerando o volume estimado comercializado através dos supermercados e das feiras livres.
“À primeira vista estes números podem indicar um contexto de dificuldades, entretanto, uma análise mais acurada mostra que existe oportunidades e espaço de trabalho para os produtores familiares na produção e comercialização destes produtos”, afirmou Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Weirich.
O projeto para a Central de Comercialização da Baixada Cuiabana já tem espaço físico onde poderá ser materializado, além de equipamento de mercado voltado à produção familiar de várias regiões do Estado, desde que organizados de forma planejada e competitiva.
Comentários