Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 28 de Junho de 2008 às 12:01

    Imprimir


Famílias inteiras sem documentos, ou cidadãos que não existem estatisticamente, contam com um forte aliado para resolver pendências relacionadas à documentação. Desde 2004 que o Governo do Estado desenvolve o Mutirão da Cidadania, uma ação que leva até a periferia e bairros carentes de Cuiabá e municípios do interior, serviços de cidadania, como por exemplo, a emissão gratuita de documentos pessoais, como carteiras de identidade e trabalho, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento. Só de março a junho deste ano, em caravanas para cidades do interior de Mato Grosso, foram emitidos 25.815 documentos, sendo 6.859 certidões de nascimento (entre 1º e 2º via), 2.574 carteiras de trabalho, 8.321 carteiras de identidades e 1.895 títulos de eleitor, além de 5.670 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e 496 carteiras de pescador.

A emissão gratuita desses documentos já resolveu a vida de milhares de pessoas, como da doméstica Edivane Araújo Matos Alexandre, moradora do bairro Nova Esperança I, em Cuiabá, que aproveitou o projeto para resolver duas situações, o registro de nascimento da neta, de 1 ano e dois meses, e a emissão da primeira via do título de eleitor da filha. “É muito difícil para quem trabalha a semana inteira arranjar tempo para resolver essas situações. Quando um serviço deste vem ao nosso bairro, facilita muito o acesso da população que mora longe do centro da cidade”, comentou.

A mesma facilidade o serviço trouxe para a vida da dona-de-casa, Lucinda Ferreira da Silva, 32 anos, moradora do município de Rosário Oeste. “O mutirão me trouxe a oportunidade de fazer a segunda vida de minha certidão de nascimento, já que a primeira via foi toda danificada com o tempo. Também fiz os documentos pessoais da minha sobrinha, através da ação. Tudo isso de graça e sem precisar sair de nosso bairro”, comemorou.

Foi também foi graças à ação que Elizer da Silva Oliveira, 18 anos, passou a existir como cidadão. “Quando nasci fui abandonado pelos meus pais e fiquei sem minha certidão de nascimento. Morei na rua alguns anos e como eu não tinha conhecimento de como fazer o registro, fiquei até hoje sem o documento. Somente com o mutirão tive acesso a esse serviço”, contou.

O registro civil de nascimento, por exemplo, um direito garantido do cidadão, é um documento bastante procurado pela população durante os mutirões, que neste caso trabalha em parceria com a Defensoria Pública e cartórios de Registro Civil. Aliás, o Governo de Mato Grosso vem trabalhando constantemente pela erradicação do problema da falta de certidão de nascimento no Estado, afinal, este é o primeiro documento de validade jurídica de uma pessoa. Somente com ela o cidadão pode tirar a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor, o CPF, ter acesso a programas assistenciais do Governo Federal e da Previdência Social, matricular-se em instituições de ensino, enfim, usufruir de todos os direitos sociais.

De acordo com o superintendente de Promoção à Cidadania da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roberto Garcia, através dos mutirões fica mais fácil atingir a comunidade carente. “O intuito é facilitar o acesso das pessoas menos favorecidas ao serviço, erradicando assim o problema no Estado”, reforçou.

SERVIÇOS - Outros serviços públicos essenciais também são levados pelo projeto, como atendimento de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, cartão do SUS e orientações), inclusão digital, palestras e orientações sobre trânsito, direitos do consumidor, orientações sobre os programas sociais, entre outros.

Só este ano, em três meses, o Mutirão da Cidadania já realizou mais 196 mil atendimentos, passando por bairros da Capital, de Várzea Grande, e aproximadamente 40 municípios do interior, incluindo atendimento a reserva indígena do Xingu.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, com a parceria de diversas instituições não-governamentais e da iniciativa privada. É coordenado pela Setecs, juntamente com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177663/visualizar/