Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Junho de 2008 às 23:10
Por: Eduardo Bresciani

    Imprimir


O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta sexta-feira (27) que a Polícia Federal irá fazer uma investigação rigorosa sobre o caso da índia xavante de 16 anos que morreu no Distrito Federal nesta quarta-feira (25) vítima de empalamento.

“(A PF) Vai investigar rigorosamente e quando estiver pronto o processo levará ao Ministério Público e à Justiça para que a punição compatível com a barbárie que o crime representa seja dada”, afirmou Tarso após participar de cerimônia no Palácio do Planalto sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Ele admitiu que a violência contra índios no Brasil não é uma novidade. “Lamentavelmente a violência contra indígenas não é novidade, talvez a novidade seja o grau de violência e de barbárie que envolve alguns delitos como o que ocorreu em Brasília”, comentou.

Segundo uma pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dez índios foram violentados sexualmente em 2006 e nove em 2007 em todo o País. Das vítimas do último ano, quatro tinham entre seis e 14 anos e as outras eram adultas.

Caso

A adolescente de 16 anos morta nesta quarta-feira (25) estava em Brasília para fazer tratamento médico. Ela foi internada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) com dores abdominais e morreu no centro cirúrgico após sofrer duas paradas cardíacas.

A direção do hospital informou à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que havia a suspeita de violência sexual contra a menina. O Instituto Médico Legal (IML) do DF confirmou o caso, nesta sexta-feira (27). A índia teria sofrido um empalamento, pois teve o estômago e o baço perfurados por um objeto pontiguado.

Vinda da Aldeia São Pedro, no município de Campinápolis, em Mato Grosso, a menina de 16 anos estava hospedada junto com a tia na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, a 45 km de Brasília. Ela não falava nem andava.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177692/visualizar/