Casos de Dengue diminuem em Tangará da Serra
O setor de endemias de Tangará da Serra realiza diariamente inspeções em residências e pontos estratégicos, com o objetivo de acabar com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegipty. E este trabalho de orientação dos agentes de saúde apresenta resultados.
De acordo com a coordenadora do setor de endemias do município, Maria do Carmo de Lima, os números de casos de dengue diminuíram. No início do ano, até nada alguns meses, segundo ela, o número de casos notificados chegaram a 203, sendo um deles dengue hemorrágica que evoluiu para cura. Hoje este número baixou para 146 casos notificados e 13 deles confirmados. O resultado, conforme Maria do Carmo, é baseado no trabalho intensivo dos agentes, com bloqueios em todos os bairros onde há pessoas contaminadas com a doença.
Além do combate ao mosquito da dengue, a coordenadora afirma que o setor trabalha no impedimento da proliferação de mosquitos que também transmistem outras doenças. Assim, ressalta Maria do Carmo, uma equipe está realizando pesquisas entomológicas nas zonas rurais, a fim de localizarem o inseto transmissor da doença de chagas, o Barbeiro. Em bairros da cidade, como o Jardim do Sul, Chácara Horizonte, San Diego e Califórnia, os agentes de saúde e uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde, realizaram na semana passada um trabalho com armadilhas, no intuito de capturarem o transmissor da Leishmaniose.
O vetor Flebótomo, explica a coordenadora, foi encontrado em alguns destes bairros e foram encaminhados para serem analisados em Cuiabá, visando identificar a qual espécie pertencem. “Até o final deste mês a análise deverá ficar pronta”, finaliza.
Comentários