FHC se emociona durante enterro de Ruth Cardoso
O enterro foi acompanhado pelo marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelos três filhos, Paulo Henrique, Luciana e Beatriz, e pelos netos de Ruth Cardoso. A demora para enterrar o corpo se deu para que a filha Beatriz, em viagem na Espanha, pudesse chegar e se despedir da mãe. Os filhos ficaram ao lado de Fernando Henrique, que se emocionou muito, durante toda a cerimônia.
Um soldado do regimento da Cavalaria 9 de Julho executou o Toque de Silêncio utilizando um clarim. Após o sepultamento, foi colocada uma boneca de pano sobre o túmulo, feita pela Comunidade Solidária, projeto criado por Ruth.
O ex-presidente recebeu do governador de São Paulo, José Serra, uma bandeira do Brasil e uma de Araraquara, cidade natal de Ruth Cardoso. Além de Serra, estiveram na cerimônia também o ex-governador Geraldo Alckmin e o senador Eduardo Suplicy.
Durante o sepultamento, Suplicy afirmou que Ruth foi "um exemplo para o Brasil". Sua declaração foi seguida de uma salva de palmas para a ex-primeira-dama.
Segundo informações do cemitério, hoje faz um ano que a família comprou o túmulo, que é perpétuo. O cemitério da Consolação é considerado o mais tradicional de São Paulo e tem 150 anos.
Foram enterrados no cemitério o ex-presidente Washington Luiz, morto em 1957, o ex-presidente Campos Sales, que morreu em 1913, o conde Francisco Matarazzo, morto em 1937, os escritores Monteiro Lobato, que morreu em 1948, Oswald de Andrade, morto em 1954 e Mario de Andrade, que morreu em 1945, e a pintora Tarsila do Amaral, morta em 1973.
Ruth morreu na noite de terça-feira, em casa, vítima de uma arritmia cardíaca grave, decorrente de uma doença coronariana, segundo o boletim médico.
Na tarde de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de 10 ministros foram ao velório prestar condolências ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, marido de Ruth.
Na manhã de hoje, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, retornou ao velório para uma última despedida.
Com informações da Agência Brasil
Comentários