Lei seca do País está entre as mais rígidas do mundo
A nova lei seca brasileira, que torna ilegal dirigir com uma concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue, é considerada uma das mais rígidas do mundo, de acordo com pesquisa da Internacional Center for Alcohol Policies.
A instituição, com sede em Washington, nos Estados Unidos, pesquisou a legislação de 82 países. O Brasil, segundo a instituição, tem a lei seca mais rígida do que a de 63 países. A lei seca brasileira é semelhante a de cinco países e tem índices menos exigentes que outros 13, onde o limite permitido varia entre zero e um decigrama de álcool por litro de sangue.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em países vizinhos como Argentina, Venezuela e Uruguai, o limite de álcool no sangue permitido fica entre cinco e oito decigramas por litro. Na Europa, alguns países possuem limites acima do índice brasileiro: cinco decigramas por litro.
Já nos Estados Unidos, o limite é definido de acordo com cada Estado e fica entre um e oito decigramas por litro. Países nórdicos como Suécia e Noruega se igualam à tolerância determinada pelo Brasil.
Os que aparecem como menos tolerantes na pesquisa são nações do leste europeu, como Romênia e Hungria, onde o limite é zero.
Comentários