Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Junho de 2008 às 16:25

    Imprimir


O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançou nesta terça-feira um sistema que permite aos usuários o acesso a dados do Poder Judiciário no Brasil. O Sistema Justiça Aberta, que começa a funcionar a partir de hoje, permite o acompanhamento do volume de atividades por magistrados, a média de tempo de julgamentos em cada tribunal, a quantidade de processos concluídos ou arquivados, o número de funcionários por vara, entre outras informações.

De acordo com a CNJ, o objetivo é melhorar o desempenho da Justiça e permitir à sociedade que acompanhe o trabalho do Judiciário. Segundo o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o sistema vai possibilitar que a Justiça identifique e corrija falhas. "Não se trata de um ranking de produtividade das atividades dos juízes, que são peculiares, mas uma análise segura das demandas existentes", afirmou.

Por meio do site da entidade, o usuário pode acessar informações de três áreas: judicial, extrajudicial e população carcerária.

Futuramente, haverá ainda informações sobre mais de 12 mil cartórios e de 6.000 órgãos dos tribunais de Justiça. Já os dados sobre a população carcerária deverão ser atualizadas mensalmente pelos juízes. Até o momento, 762 unidades prisionais foram inspecionadas.

Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, do STF, o sistema deverá dar agilidade à Justiça brasileira. "Sem dados concretos é impossível vencer as demandas judiciais", disse.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178153/visualizar/