Prazo de acompanhamento do Bolsa Família termina neste mês em MT
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) devem ficar atentos para o término da 1ª vigência do acompanhamento das condicionalidades da Saúde, que finda no dia 30 de junho deste mês.
No Estado, chega a 130.154 famílias o número de beneficários do programa. Segundo informações da responsável pelo Bolsa Família em Mato Grosso, Leda Gonçalves, " cada família beneficiária do Programa deve comparecer a uma Unidade de Saúde para o devido registro e satisfação das condicionalidades ". No caso do não comparecimento o beneficiário corre o risco de ficar fora do Programa.
O convite se estende a mulheres gestantes e/ou nutrizes (mulheres que estejam amamentando) e crianças até os sete anos de idade. As mães devem levar seus filhos até os sete anos de idade, inscritos no Programa, para a atualização do calendário vacinal. No caso em que não tenham recebido alguma vacina, ela será aplicada. Também serão observados o peso, a altura, o crescimento, o desenvolvimento e o estado nutricional dessas crianças, dentre outras ações. É indispensável a apresentação do Cartão ou da Caderneta da Criança.
No caso de mulheres gestantes a verificação será para o acompanhamento da gravidez, por meio do pré-natal. Caso o parto já tenha sido realizado os técnicos da equipe das unidades de Saúde irão verificar se está sendo feito o acompanhamento pós-parto, de acordo com o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e se a mulher está participando das atividades educativas desenvolvidas pela equipe. A mulher deve levar junto consigo o Cartão da Gestante.
Leda Gonçalves explicou que os municípios irão disponibilizar adequada e regularmente os serviços de Saúde para crianças e mães gestantes e/ou nutrizes inscritas no Programa Bolsa Família, promovendo, em articulação com a União e o Estado, o acompanhamento das condicionalidades do Programa.
"Os municípios manterão, ainda, os dados da verificação dessas condicionalidades atualizados, além de identificar, mobilizar e acompanhar as famílias com dificuldades no cumprimento dessas condicionalidades, disponibilizando essas e outras informações ao Conselho Municipal do Programa Bolsa Família", lembrou Leda Gonçalves.
Comentários