Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 07 de Junho de 2013 às 15:43
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Após receber em seu gabinete um grupo de moradores do bairro de Cuiabá, Dr Fábio Leite 2, na tarde de ontem (06), o deputado Ademir Brunetto (PT) intermediou uma reunião com o prefeito Mauro Mendes sobre a notificação que cerca de 500 famílias receberam para desocuparem suas casas. A área segundo a prefeitura de Cuiabá foi ocupada de forma irregular e pertence ao executivo municipal desde 2010.
 
 
 
Os moradores alegam que não tem para onde ir e a maioria das famílias ocupam a área há mais de 10 anos. De acordo com a ordem de despejo as famílias tinham um prazo de 30 dias para desocupação dos imóveis.
 
 
 
Revoltados as lideranças locais procuraram o parlamentar petista pedindo a intervenção do mesmo para que a reintegração de posse não aconteça, visto que a maioria comprou o lote onde residem.
 


 
A prefeitura informou em nota, que desde o ano de 2011 está em andamento o processo de implantação do Programa Aceleração do Crescimento (PAC) para atendimento das demandas sociais e urbanas da região do Dr. Fábio Leite 2 e Altos da Serra 2, localizados na região da grande CPA. O executivo municipal pretendia construir na área um residencial com 400 casas populares com os recursos do Governo Federal.
 


 
O prefeito Mauro Mendes destacou que o município lançou em abril, as obras de pavimentação de 70% do bairro, construção de 472 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, melhorias habitacionais e regularização fundiária de 100% dos lotes de habitação de interesses social e a construção de um Posto de Saúde da Família (PSF) no local.
 
 
 
Com a notificação recebida na última terça-feira, dia 04, provocou uma revolta de proporções enormes, que Mendes precisou ir ao bairro para acalmar os ânimos da população tentando explicar que serão retirados da área: grileiros, pessoas que possuírem vários terrenos e que possuem boas condições financeiras.
 
 
 
Segundo o prefeito, o município está fazendo um levantamento socioeconômico da situação da população local. O terreno onde hoje está localizado o bairro é dividido em duas situações sendo os moradores que possuem escrituras, que compraram imóveis ou terrenos antes de 2010, e outra parte que compraram após esse ano. 
 


 
O medo da possibilidade de perder a verba de R$ 95 milhões do PAC fizeram com que a prefeitura acelerasse os procedimentos com o levantamento e a notificação dos moradores do bairro. Até outubro, o executivo municipal precisa necessariamente estar com tudo pronto para que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento se iniciem.
 


 
Mesmo sabendo dessa situação, os líderes do bairro pediram ao deputado Brunetto ajuda a fim de permanecerem na área. Então foi convocada uma reunião na manhã de hoje, dia 07, para que, juntamente com os vereadores, líderes comunitários e o Prefeito Mauro Mendes pudessem dar um posicionamento para as famílias. O parlamentar colocou sua assessoria jurídica a disposição dos moradores e disse que acompanharia o andamento de todas as resoluções sobre o caso.
 


 
REVIRAVOLTA
 
 
 
Após uma discussão acalorada e gritos de guerra o prefeito comunicou aos dois mil moradores que participaram da reunião na manhã desta sexta-feira, dia 07, que rasgassem as notificações recebidas pelo executivo e declarou que elas não teriam mais validade. 


 
 
Na próxima segunda-feira, dia 10, ele se comprometeu que vai ter uma equipe da prefeitura cadastrando as famílias que terão direito a uma casa do programa Minha Casa Minha Vida. O local para a reunião será avisado através de um carro de som.
 
 
 
Mendes solicitou também a formação de Comissão para acompanhar a demanda composta por dois vereadores e seis membros da comunidade.
 
 
 
O deputado Ademir Brunetto que esteve presente na reunião e está acompanhando o caso, disse que a situação tem que ser resolvida da melhor maneira possível. O parlamentar falou à comunidade que é preciso eles se organizar de forma responsável para que alcancem seus objetivos. O deputado elogiou o prefeito Mauro Mendes pela sensibilização em anular as notificações.
 


 
Brunetto enfatizou que muitas famílias depositaram suas economias de uma vida no sonho de ter seu cantinho e não é justo fazer com que elas percam seu sonho. 
 


 
O deputado disse pode ver de perto a situação, o drama que têm vivido as famílias, com essa possibilidade de despejo. “São famílias de trabalhadores, lutadores e terão o apoio da Assembleia Legislativa e o meu apoio, pois estarei acompanhando e procurando encontrar a melhor solução”, concluiu o parlamentar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17827/visualizar/