Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Junho de 2013 às 15:12

    Imprimir


As obras de restauração e duplicação da av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) seguem em estágio avançado na execução dos serviços de terraplenagem e drenagem. Com o auxílio de maquinários, cerca de 70 homens trabalham de forma direta e indireta no cumprimento das intervenções no trecho de aproximadamente 4,42km de extensão, que abrange desde a Rua 20 do bairro Boa Esperança à avenida Doutor Meireles.


 
As pontes sobre o córrego do Moinho e Rio Coxipó, com extensão de 44 metros e 84 metros, respectivamente, também serão duplicadas. “Com a dificuldade de circulação de veículos que temos hoje em determinadas vias urbanas, a implantação de novos trechos vem ao encontro da viabilização de um trânsito mais dinâmico e eficiente para a população”, explica o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho.


 
O projeto prevê ainda a implantação de 4,8 km de ciclovias que, somados aos 1,8 km já existentes, resultarão em quase 7 Km de faixas exclusivas para o trânsito de bicicletas.


 
Outra construção em atividade na região Sul de Cuiabá é a obra de duplicação da av. Parque do Barbado. Aproximadamente 30 operários se dividem entre o encerramento dos serviços preliminares, que consistem na limpeza da área e na instalação do canteiro, e nas atividades de estaqueamento ao longo do trecho onde será implantada a avenida.


 
Conforme explica o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, a locação do primeiro segmento (estaqueamento) também está em andamento, com os serviços de demarcação e alinhamento do terreno onde será construída a via. A partir do projeto de nivelamento os trabalhos de terraplanagem e drenagem são as etapas subsequentes.


 
Após a conclusão dos empreendimentos, a viabilização do fluxo de trânsito e a integração entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Archimedes Pereira Lima serão facilitadas, o que levará ao descongestionamento das vias principais, bem como ao processo de modernização da região Sul de Cuiabá.


 
OBRAS 
A avenida Parque do Barbado começa na avenida Fernando Corrêa da Costa – no trecho onde está sendo construído o viaduto da UFMT – até a avenida Archimedes Pereira Lima. Orçada em cerca de R$ 23 milhões e sob a responsabilidade do Consórcio Guaxe/Ecomind, a obra terá 1,7 Km e aliviará o trânsito na avenida Fernando Corrêa da Costa, facilitando o acesso aos bairros da região, como Pedregal, Jardim Leblon e Jardim das Américas.


 
A poucos metros dali está em andamento a obra de duplicação da Archimedes Pereira Lima até o trevo do Tijucal, onde está em execução um complexo viário (viaduto, trincheira e rotatória). Sob a responsabilidade do Consórcio Trimec-Hytec, as intervenções na estrada do Moinho estão estimadas em R$ 23,6 milhões.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17832/visualizar/