Menina morre asfixiada por lombrigas em SC
Vanessa de Oliveira Luger morava com familiares num motorhome e foi encontrada no início da manhã por um tio, sem vida. O laudo realizado por peritos na tarde de ontem apontou a presença de parasitas como a causa da morte.
De acordo com o auxiliar médico legista Eloir Wurzis, a menina teve as vias respiratórias bloqueadas pelos vermes enquanto dormia. "A criança realmente estava infestada e, enquanto dormia, acabou asfixiada", destacou.
O caso chamou a atenção da prefeitura local. A família de Vanessa morava numa área considerada crítica e teria recebido seis visitas de agentes de saúde nos últimos dois meses, segundo o secretário municipal Lairton Schaeffer.
"Nunca vi isso na minha vida", disse Schaffer. "O setor público tem medicamentos para esses parasitas e lamentamos não conseguir socorrer essa menina a tempo."
Vanessa foi sepultada na manhã deste sábado e a família chegou a registrar um boletim de ocorrência delegacia local após sua morte. O Ascaris lumbricoides, responsável pela morte da menina, é o parasita intestinal que ocorre com maior frequência no mundo.
Seu diagnóstico é bastante observado em países de terceiro mundo ou onde os sistemas de saneamento básico não atendem a população. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de um quinto da população mundial seja portadora do Ascaris.
Comentários