Governo vai estocar 107 mil toneladas de milho em Mato Grosso
A Conab vai realizar dois leilões para compra de até 120 mil toneladas de milho. A primeira operação, de 70 mil t, será na sexta-feira (27) e a outra, de 50 mil t, no dia 2 de julho. Diferentemente das duas rodadas realizadas neste mês, onde o grão seria entregue nos estados de Goiás, Minas Gerais e Paraná, o produto comercializado agora deve seguir para Bahia e Mato Grosso.
O milho será destinado à formação de estoques públicos, utilizados pelo governo para assegurar o abastecimento no mercado interno e regular preços agrícolas. Das 120 mil t, 107 mil t vão para Diamantino, Rondonópólis e Sorriso, no Mato Grosso. Até o final de julho este estado terá colhido 95% da safrinha, o que, segundo a estatal, deve ampliar a oferta nos leilões. As outras 13 mil serão destinadas aos municípios de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, na Bahia.
O leilão será realizado pelo Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab, software que conecta bolsas de mercadorias de todo o país. Para participar o agricultor deve se cadastrar em uma corretora que o representará durante o leilão. Qualquer pessoa pode acompanhar a negociação pelo site da Companhia.
Comentários