Suzuki lança no Brasil moto que atinge 300 km/h
Segundo a montadora, o propulsor da nova Hayabusa é de quatro tempos, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, atingindo o máximo da potência a 9.500 rotações por minuto (RPM). A moto foi disponibilizada para os concessionários da Suzuki também nesta segunda-feira e tem preço de tabela de R$ 61.200.
De acordo com o engenheiro da Suzuki Wirleyson Nunes, o projeto privilegia três quesitos: equilíbrio, velocidade e controle. Entre as modificações aerodinâmicas, ele destacou a carenagem levemente maior, com a bolha frontal sendo 15 mm mais alta, o que proporciona uma melhor proteção contra os ventos.
Outra modificação, explicou Nunes, é o rebaixamento do assento traseiro, que agora proporciona maior conforto durante as pilotagens - especialmente em viagens mais longas.
"Não é necessário ter a habilidade de um piloto para conduzir a Hayabusa", afirmou o engenheiro, durante a apresentação da nova moto.
Segundo ele, um sistema exclusivo da montadora ajuda condutores menos experientes a "se acostumar" com a moto. Com o seletor de modo de direção (S-DMS, da sigla em inglês), explicou Nunes, o piloto pode optar por três estilos de direção, desde um que fornece toda a potência da moto até um que limita eletronicamente o desempenho, proporcionando uma direção mais suave para iniciantes.
O engenheiro também destacou, como diferencial para os concorrentes importados, algumas adaptações feitas na Hayabusa, principalmente no motor, que é adaptado à gasolina brasileira. "Os modelos importados não têm seus componentes adaptados para resistir ao álcool. No longo prazo, isso pode causar danos sérios ao motor", explicou.
A moto será produzida no Brasil e a Suzuki espera entregar 180 unidades por mês em sua fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo.
Comentários