Casos de dengue caem 42% em Mato Grosso
Desses casos, 11 foram de formas graves da doença, como Febre Hemorrágica de Dengue, Síndrome de Choque da Dengue e Dengue com Complicações, que ocorreram nos municípios de Cuiabá (quatro casos sendo que um resultou em óbito), Várzea Grande ( dois casos), Matupá (um caso), Nova Santa Helena (um caso), Campos de Júlio (um caso com óbito), Tangará da Serra (um caso) e um caso suspeito em Paranatinga, que ainda está em investigação.
“Mato Grosso continua em estado de alerta e trabalha na intensificação das ações de controle químico e diagnóstico precoce da doença, mantendo a letalidade da Dengue o mais baixo possível”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mirian Estela de Souza Freire. .
“Para a Vigilância em Saúde do Estado o foco desse ano é a capacitação de técnicos, enfermeiros e médicos se estendendo a todas as regionais de Saúde cujo organograma já está pronto”, mencionou a responsável pelo Programa Estadual de Combate à Dengue, Maria Lourdes Girardi.
Capacitações para enfermeiros do PACS/PSF e técnicos da Vigilância Epidemiológica, sobre “Vigilância e o Controle da Dengue”, estão programadas par serem feitas de setembro a novembro de 2008.
O Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop será o primeiro a realizar o treinamento e tem 64 vagas para capacitação de seus técnicos e enfermeiros, de 1 a 4 de setembro. Para o ERS de Cáceres estão reservadas 34 vagas para a capacitação, que vai de 29 de setembro a 02 de Outubro. O ERS de Pontes e Lacerda vai capacitar 28 de seus técnicos e enfermeiros, em data ainda não definida.
De 25 a 29 de Novembro 33 técnicos dos municípios de abrangência do ERS de Porto Alegre do Norte passarão pela mesma capacitação ao passo que, na mesma data, outros nove técnicos da Regional de São Félix do Araguaia passarão pelo mesmo treinamento. A Regional de Rondonópolis encerra o ciclo capacitando 92 técnicos e enfermeiros de seus municípios de abrangência, no período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2008.
Ainda neste segundo semestre do ano Médicos dos municípios de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde de Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Diamantino receberão capacitação cobre “Diagnóstico e Tratamento da Dengue”.
Além desse treinamento específico, no entanto, pe preciso informação, ação, envolvimento e comprometimento de todos: poder público, sociedade civil organizada e população, para se conseguir esse objetivo. “A única maneira de evitar a Dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso é necessário acabar com os criadores, lugares de nascimento e desenvolvimento dele”, disse a coordenadora.
Miriam Estela recomendou não se deixar água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis. Também não se deve esquecer de tampar as caixas de água, cisternas, tambores, poços, depósitos onde a fêmea do mosquito possa depositar os ovos.
“E caso a pessoa sinta dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, passando de 40 graus, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza, dor nos músculos e nas juntas e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, alertou a coordenadora.
Comentários