Vendas no varejo crescem 8,7% em abril, aponta IBGE
As vendas no varejo cresceram 8,7% em abril, em relação ao mesmo período de 2007, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, a receita teve alta de 13,8%.
Entre março e abril deste ano, as vendas subiram 0,2% e a receita, 0,6%. No quadrimestre, respectivamente, os indicadores acumularam 11% e 15,8% e nos 12 últimos meses, 10,3% e 13,9%.
No mês de abril, oito das dez atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal. As maiores altas foram de veículos e motos, partes e peças (2,7%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,8%); e livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%).
A atividade de móveis e eletrodomésticos teve aumento de 27,8% no volume de vendas em relação a abril 2007 e proporcionou o principal impacto (46%) na formação da taxa global do comércio varejista. No acumulado do ano, a taxa foi de 19,8%, e nos últimos 12 meses, de 16%.
A segunda maior contribuição (17% da taxa global) coube ao segmento de tecidos, vestuário e calçados, que expandiu o volume de vendas em 19,5%, com relação a igual mês do ano passado.
O segmento de combustíveis e lubrificantes, com 8,3% de variação do volume de vendas, respondeu este mês pela terceira maior contribuição. Em termos de desempenho acumulado no ano, a taxa chegou aos 6%, e nos últimos 12 meses, a 5,3%.
Comentários