Elefantíase: mulher terá pernas de 50 kg operadas
Uma chinesa de 24 anos sofre de um mal que faz suas pernas inchem, fiquem deformadas e tripliquem de tamanho. Wang Cheng não consegue trabalhar nem usar calças por causa da dolorosa elefantíase, que se manifestou desde seus seis anos e a deixou com pernas de 50 kg, segundo a AFP. Ela sonha com uma vida normal após uma cirurgia que seria realizada hoje, em Taiwan.
"Eu não posso sair para trabalhar", disse Wang, ao levantar-se lentamente para ficar sentada em sua cama no Hospital Municipal de Wan Fang. "Também não posso usar calças como as pessoas normais fazem".
A doença forçou-a a ficar em casa com o pai, paralisado após um derrame cerebral, e a mãe. Ela espera pela cirurgia, oferecida gratuitamente por um especialista taiwanês, que vai aliviar o inchaço com a retirada de parte do tecido linfático de suas pernas.
O doutor Hsu Wen-hsien, que será o responsável pela operação, disse nunca ter visto um caso tão extremo em 30 anos de trabalho. Especialistas ainda estavam incertos sobre a causa exata da condição de Wang.
"Em casos passados, nenhum paciente teve duas pernas que chegassem a esse tamanho," disse Hsu, que realizou 40 cirurgias similares, tendo sucesso em 37 delas.
O médico acredita poder reduzir as pernas de Wang em 35% imediatamente e 50% após o trabalho de recuperação. "É bem provável que a doença tenha surgido quando seus vasos sangüíneos se obstruíram, e o sangue fluiu para os vasos linfáticos, levando ao inchaço das pernas", afirmou.
Comentários