Governo assina protocolo estreitando relações com província do Chile
Os negócios de Mato Grosso com o Chile começaram na ocasião do estradeiro internacional promovido pelo Executivo nos países andinos, em 2005. Desde então, o Estado cultiva uma estreita relação principalmente com a Província de Arica Y Parinacota. Segundo o governador em exercício de Mato Grosso, Silval Barbosa, o funcionamento do Terminal Internacional de Passageiros e a parte de alfândega do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, previsto para setembro, essa integração aumentará ainda mais, também com a Bolívia e Peru.
Barbosa destacou que o Governo do Estado tem forte interesse no estreitamento dessa relação. De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Pedro Nadaf, que também participou da audiência no gabinete do governador, essa integração Mato Grosso e Chile já existe. “Hoje algumas marcas que importamos no país entram pelo Norte do Chile e vem ser desalfandegado no Porto Seco, em Cuiabá, além de outros produtos que já estamos vendendo lá”, completou Nadaf.
O secretário salientou ainda que a visita de um chefe de Governo em um país demonstra o interesse de relações econômicas e culturais. O governador da Província, Luiz Eduardo Gutierrez Torres, comprovou a avaliação de Nadaf dizendo que a parceria é importante para Arica Y Parinacota. Ele explicou que Mato Grosso “é uma nação de grande potencial e em crescimento”, disse, lembrando também do interesse na execução de obras de infra-estrutura que irão estreitar ainda mais os negócios.
O protocolo deve derrubar alguns entraves políticos, culturais e econômicos facilitando a integração e aceler o processo empresarial, mas dependendo do funcionamento do aeroporto, conforme lembrou Nadaf. Segundo ele, na próxima semana o Governo do Estado envia à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei para o Alfandegamento e o Benefício do Aeroporto Marechal Rondon para ter o Terminal de Cargas e dentro com o Porto Seco existente em Cuiabá.
COMITIVA
Pela manhã, o grupo visitou a Sicme onde se reuniu com o secretário. Após a audiência com o governador em exercício seguiram para a Federação de Indústria e Empresas de Mato Grosso (Fiemt). Integram a comitiva da Província, a secretária regional do Ministério de Agricultura, Ana Cecília Rojas Escobar; diretor regional de Turismo, Felipe Cepeda Gálvez; diretor Executivo da Projetos Roberto Herrera Riquelme; secretário regional ministerial de Vivienda, Ricardo Arameng; e de Panificación, Líbio Belair.
Comentários