Nova Mutum espera colher 360 mil toneladas de milho safrinha
Produtores da região Norte mato-grossense têm iniciado, aos poucos, a colheita das primeiras áreas de milho safrinha e estimam obter bons resultados. Em Nova Mutum, onde foram destinadas à cultura pelo menos 70 mil hectares, conforme a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a projeção é que sejam alcançadas aproximadamente 360 mil toneladas.
Conforme o secretário de Agricultura Francisco Moraes Filho, o número é bem diferente, se levado em conta as safras anteriores, quando o produto ficou abaixo do esperado. As condições climáticas foram as principais aliadas, e o volume de chuvas contribuiu para o desenvolvimento das lavouras.
"Alguns já iniciaram a colheita, mas também é tímida. Vamos fechar com boa produtividade e a expectativa de obtermos média superior a 70 sacas por hectare", declarou ao Só Notícias/Agronotícias. "Devemos ter um resultado relativamente alto, em relação aos anos anteriores", salientou.
A expectativa é que a maioria dos agricultores estejam com suas máquinas no campo a partir das próximas semanas, bem como no início do próximo mês.
Mato Grosso é o segundo maior produtor nacional com 34,87% do milho segunda safra. De acordo com o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção no Estado deve atingir 6.460,6 toneladas, desempenho 27% superior a 2006/07.
Preço
O valor pago pela saca de 60kg do milho reduziu desde a segunda quinzena de maio para a região Norte e Médio Norte, conforme apurou a Rural Norte Corretora, e está cotado atualmente a R$13. De segunda-feira até ontem, manteve-se neste patamar.
Comentários