TJMT investe em tecnologia e recebe certificação especial
Os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) realizados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso colocaram o Poder Judiciário na vanguarda de seu tempo e em níveis de modernização a exemplo de empresas privadas como Carrefour, Telefônica e estatais como Petrobrás, Correios e Vale do Rio Doce. A conquista é graças à certificação ITIL (Biblioteca da Infra-Estrutura da Tecnologia da Informação) adquirida pelos diretores da Coordenadoria de Informática do TJMT, todos funcionários de carreira da instituição.
Com essa nova ferramenta de gerenciamento será possível disponibilizar uma resposta mais rápida aos serviços oferecidos pela Coordenadoria de Informática e que abrangem todos os setores que compreende o Judiciário Estadual. O coordenador de Informática do TJMT, Thomás Caetano, explicou que, para que o cidadão possa ter acesso as informações da Justiça em Mato Grosso, existe uma estrutura que dá suporte e desenvolve sistemas que permitam que a prestação jurisdicional chegue ao cidadão de forma acessível, dinâmica e atualizada.
"A certificação conquistada pelos profissionais do setor irá tornar possível fazer gestão dos serviços de T.I., melhorar o nível dos serviços oferecidos e analisar e avaliar os investimentos no setor de forma a reduzir os custos operacionais", explicou o coordenador.
O primeiro produto já disponibilizado pelo setor, resultado desse novo modelo de trabalho implementado com a certificação, é o help desk. O sistema é uma espécie de call center onde os servidores do Tribunal de Justiça podem receber suporte direcionado para o incidente que ele enfrenta no momento. "Estamos agilizando a triagem dos incidentes ocorridos de forma a oferecer uma resposta rápida; e encaminhando diretamente para o setor competente. Todo o sistema foi desenvolvido pelos técnicos do Tribunal e reflete encima dos novos conceitos, sendo um sistema de comunicação ágil entre os setores de tecnologia", explicou Thomás Caetano.
O coordenador salientou ainda que todos os incidentes são computados em um banco de dados, o que irá propiciar, em um curto espaço de tempo, a obtenção de informações suficientes sobre quais setores precisam de mais investimentos para melhorar o serviço disponibilizado. Um dos exemplos de incidentes a serem detectados pelo sistema seriam lentidões em acessos a e-mails institucionais ou mesmo a programas específicos.
Os diretores conquistaram o primeiro nível da certificação ITIL - Foundation Certification (Certificação em Fundamentos ITIL), cujo propósito é garantir ao profissional uma sólida compreensão da ITIL e a obtenção de experiência em implementação de uma ou mais das melhores práticas.
Certificação ITIL - As pessoas que recebem a certificação têm ao seu alcance um banco de dados com as melhores práticas utilizadas no mundo todo, seja em empresas públicas ou privadas no setor de Tecnologia da Informação. A certificação oferece uma estrutura na qual é possível situar os métodos e atividades existentes em um contexto estruturado. Pela ênfase no relacionamento entre os processos, qualquer falha na comunicação e cooperação entre as várias funções de TI pode ser eliminada ou minimizada.
Avanços - O TJMT é considerado um dos tribunais de Justiça do país que mais investe em tecnologia para facilitar o acesso do cidadão aos serviços jurisdicionais. A atual diretoria, quando assumiu a gestão, incluiu em seu planejamento estratégico ações que trariam modernização ao Poder Judiciário, como o Diário da Justiça na forma eletrônica. O TJMT foi um dos primeiros a disponibilizar essa ferramenta de acesso gratuita à sociedade. Desde abril do ano passado, o Diário da Justiça Eletrônico está à disposição do cidadão 24 horas por dia e sete dias na semana no Portal do Tribunal pelo endereço eletrônico www.tj.mt.gov.br.
Além disso, o Poder Judiciário foi destaque ao desenvolver um sistema próprio para a consulta processual em terminais de consulta, sistemas de gerenciamento de documentos e a busca pela virtualização da tramitação dos processos.
Comentários