BC segue prevendo reajuste zero para gasolina em 2008
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve em zero a estimativa de reajuste do preço da gasolina neste ano, conforme consta na ata da última reunião do colegiado, ocorrida na semana passada. Na ocasião, os juros subiram de 11,75% para 12,25% ao ano.
Sobre a telefonia fixa, o Copom informa que foi mantida a projeção de reajuste de 3,5% nos preços neste ano. No caso da energia elétrica, porém, a estimativa de elevação dos preços passou de 0,1% para 1,1% em 2008.
Petróleo
O BC avaliou, entretanto, que o petróleo tem subido muito no mercado internacional, o que gera "incertezas" sobre as previsões de preços. Diz que a probabilidade de se configurar um "cenário alternativo" (com subida do preço da gasolina) é "relevante".
"O preço do petróleo, fonte sistemática de incerteza advinda do cenário internacional, mais uma vez se elevou consideravelmente desde a última reunião do Copom e continua altamente volátil. Esse comportamento reflete mudanças estruturais no mercado energético mundial, as quais têm impedido a recuperação dos níveis de estoques tradicionalmente observados, além de tensões geopolíticas recorrentes", informa o BC, a ata.
Diz ainda que, a despeito da "considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo", o cenário central de trabalho prevê preços domésticos da gasolina inalterados no restante de 2008, "ainda que a probabilidade de se configurar um cenário alternativo seja relevante".
Comentários