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Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Junho de 2008 às 18:17

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As escolas municipais de Cuiabá reduziram em mais de 50% a evasão escolar que caiu de 4,7% em 2007 para 2,3% este ano, no Ensino Fundamental. O conjunto de uma série de ações e projetos é apontado pelos dirigentes municipais como resultado dessa redução. Projetos como o Caracol, que incentiva assiduidade do aluno e previne a retenção (reprovação), é dos fatores que influenciaram na redução da evasão escolar na rede municipal de ensino. Os investimentos em formação do professor, infra-estrutura da rede municipal e a valorização dos profissionais da Educação também são apontados como fatores que refletiram nos números da evasão escolar.

Todas as escolas de Cuiabá aderiram ao projeto que funciona desde o ano passado. A Secretaria Municipal de Educação (SME) dispõe de uma equipe que interage com as escolas, famílias dos alunos, Conselhos Tutelares e Ministério Público Estadual no desenvolvimento do projeto Caracol. Uma das ações do programa consiste em orientar pais, conselheiros e educadores por meio de palestras educativas no que se refere aos direitos e deveres de alunos e suas famílias previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O professor Ronaldo Fernandes de Figueiredo, assessor pedagógico da SME, explica que o projeto acompanha de perto os alunos faltosos com o objetivo de evitar que as crianças desistam da escola. Se a criança tem cinco faltas seguidas, um funcionário da escola vai até a residência da mesma verificar a situação com os responsáveis. Se o aluno não voltar para a sala de aula, o segundo passo é acionar o Conselho Tutelar.

Os membros do conselho também vistam a família, incentivando a mandar o aluno de volta à escola e verificando os motivos que levaram a criança a não estudar, pra auxiliar tal família. Se com esses esforços, o aluno não retornar à escola a SME entra com um recurso no Ministério Público Estadual. "Estamos cumprindo o que determina o ECA, no artigo 56, que trata do direito da criança à Educação, Esporte e Lazer", afirma o assessor.

De acordo com a diretora de Políticas Educacionais da SME, Julieta dos Santos Ribeiro Nunes Domingues, outros projetos também contribuíram para a redução da evasão nas escolas municipais. "Por meio do Planejamento Estratégico e do diagnóstico feito nas escolas pelos assessores pedagógicos, verificamos quais eram as necessidades reais de cada escola e daí nasceram o projetos como o Caracol e outras ações previstas no Plano de Educação na Diversidade", explicou Julieta. Ela destaca o projeto "Além da Sala de Aula" (ASA), que auxilia os alunos com dificuldades de aprendizagem em salas de apoio em horário inverso ao que estudam no ensino regular.

Os professores da sala de apoio tiveram a formação fortalecida no último ano, o que proporcionou um novo significado a essas salas. O projeto ASA foi implantando em 2007 pela SME por meio da Diretoria de Políticas Educacionais (Dipe) e já qualificou 66 profissionais. Os projetos sócio-educativos desenvolvidos nas escolas, também contribuíram para a redução da evasão, segundo Julieta.

Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, os investimentos da Prefeitura feitos no último ano no setor educacional estão diretamente ligados com o fato da evasão escolar ter diminuído em Cuiabá. "A valorização do profissional com bons salários e pagos em dia, o fortalecimento da formação desses educadores e os investimentos em infra-estrutura das escolas resultaram nesses números", observou Carlão. Para ele, a satisfação dos profissionais me relação ao trabalho é um reflexo positivo no rendimento dos alunos. "Todas as escolas da rede municipal passaram por intervenções da Prefeitura no último ano, 50% delas foram reformadas, isso só pode refletir em bons resultados na aprendizagem", explicou o secretário.





Fonte: 24 Horas News

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