Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros economizam energia
De acordo com o coordenador do Programa de Educação Ambiental do WWF Brasil, Irineu Tamaio, esse índice pode ser considerado alto e é observado em todas as classes sociais. Ele diz que uma das causas para esse comportamento generalizado “talvez seja aquela questão do apagão, em 2001, que teve uma campanha publicitária do governo, para redução do consumo de energia".
A pesquisa mostra também 48% dos brasileiros só compram lâmpadas e eletrodomésticos que consomem menos energia elétrica. Entre as classes A e B esse índice é de 55%. Ainda assim, uma em cada cinco pessoas não leva em consideração qualquer informação sobre a eficiência energética dos aparelhos que compra, ou seja, quanto de energia eles gastam. Isso se agrava nas classes D e E, chegando a 29% das pessoas.
“Às vezes, a classe A/B tem mais informações. Na hora de adquirir um eletrodomésticos e utilizar o critério de eficiência energética, é muito importante que se tenha informações”, destaca Tamaio.
Entre os aparelhos mais utilizados pelos brasileiros, destaca-se a geladeira. Todos os entrevistados afirmaram ter uma em casa - 34% só têm ela. Caso essa população tenha acesso a outros eletrodomésticos, a tendência é que haja aumento de consumo de energia, diz o coordenador do programa do WWF.
A pesquisa mostra também que 37% das pessoas têm uma geladeira e uma máquina de lavar ou um tanquinho. Outros 26% disseram que têm esses dois aparelhos e também microondas. Quando o assunto é o uso de condicionador de ar, 91% dos entrevistados afirmaram que não têm um aparelho nem em casa e nem no trabalho. Na outra ponta, 5% dos entrevistados disseram que usam o ar-condicionado todos os dias.
“Por que estamos falando de eletrodomésticos? Porque é um dos grandes consumidores de energia e quanto mais energia nós consumimos, mais impacto ambiental nós teremos”, assinalou Tamaio.
Comentários