Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Junho de 2008 às 08:53

    Imprimir


O senador Barack Obama entrou para a história da política americana ao assegurar a candidatura presidencial do Partido Democrata, transformando-se no primeiro negro a disputar as eleições para a Casa Branca.

"Esta noite me apresento perante os senhores, e lhes digo que serei o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos", disse o senador durante um discurso em St. Paul (Minnesota), cidade na qual seus rivais republicanos realizarão sua Convenção Nacional, em setembro.

Durante seu discurso, de tom conciliador, Obama dedicou palavras elogiosas para sua rival Hillary Clinton, que disse ser "uma líder que inspira milhões de americanos por sua força e coragem", e pediu aos democratas que se unam para guiar os EUA por um novo caminho.

Batizado por alguns como "a grande esperança branca", por encarnar o sonho de reconciliação num país com profundas divisões raciais, o senador ganhou relevância no panorama político americano durante a convenção nacional do Partido Democrata em Boston, em 2004.

Na ocasião, ele pronunciou um famoso discurso, defendendo a postura de fechar as feridas raciais abertas no país. "Não há um país branco e outro negro, mas os Estados Unidos da América", disse então.

Obama está acostumado a navegar entre essas duas águas. Senador por Illinois de 46 anos, ele é filho de Barack Obama Sr., um economista queniano educado em Harvard, e de Ann Dunham, uma mulher de Wichita (Kansas, estado incrustado no coração do país).

Nasceu em Honolulu (Havaí) e foi criado entre EUA e Indonésia, conhecendo tanto os sofisticados corredores do poder quanto os bairros mais abandonados e pobres.

Esse ir e vir, na sua opinião, serviu para conquistar as ferramentas necessárias para estender pontes e forjar alianças.

Sua meia-irmã, Maya Soetoro-Ng, explicou o seu perfil de outra maneira em declarações à imprensa americana. "Ele se movimenta entre vários mundos. Foi o que fez toda a sua vida", disse.

A adolescência no Havaí foi marcada não só por uma destacada trajetória escolar, mas também por anos de rebeldia. Depois vieram uma seleta formação nas universidades de Columbia e Harvard, a etapa como professor e defensor dos direitos civis em Chicago, sua eleição como senador e seu desembarque em Washington em 2004.

Ajudado por um carisma irresistível e um enorme sorriso, Obama ganhou uma popularidade digna de uma estrela do rock. Seus dois livros autobiográficos, The Audacity of Hope (A audácia da esperança) e Dreams from my father (Sonhos do meu pai) se transformaram em best-sellers.

A seu favor pesa também uma atitude crítica à Guerra do Iraque, desde antes da invasão do país, em 2003.

Obama brinca freqüentemente com o fato de as pessoas não se lembrarem de seu nome. A própria rede de televisão CNN teve que emitir uma correção após colocar o nome do senador como legenda de uma foto do terrorista Osama bin Laden.

Seus seguidores acham que, se ele chegar à Casa Branca, ninguém voltará a cometer esse erro.

Obama é casado com Michelle Robinson Obama. Durante um comício em Des Moines, a capital do estado de Iowa, ele se referiu a ela como o amor da sua vida e "a futura primeira-dama dos Estados Unidos". O casal tem duas filhas: Malia Ann e Natasha.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179147/visualizar/