Repórter News - reporternews.com.br
No amendoim, impostos equivalem a 36,54% do valor total do produto. Apesar disso, muitos não abrem mão das delícias do período junino.
Carga tributária encarece pratos típicos do São João do Maranhão
Conhecida pela riqueza da culinária, a ilha de São luís se transforma em um festival de sabores durante o período junino. Os pratos típicos tomam conta dos cardápios e os supermercados entram no clima para garantir os ingredientes para o preparo das delícias dessa que é considerada a maior festa do Maranhão: o São João. Mas você sabe quanto paga de imposto nos principais produtos juninos?
Os preços se mantêm semelhantes aos do ano passado. O que assusta um pouco é a carga tributária que incide sobre os principais ítens do período. No amendoim, por exemplo, ela equivale a 36,54% do valor total do produto, na canjica, 35,38%. Quase 35% do valor final do milho de pipoca (34,99) é só tributo. A paçoca e o pé de moleque lideram o ranking dos impostos mais elevados: 333%.
Pesa no bolso, mas quem resiste? "É um gasto a mais que compensa, pois não é todo mês que temos isso, não é?", questiona a administradora Rejane Carvalho.
Os supermercados adotam estratégias para atrair clientes. Nas barracas, as guloseimas têm o sabor da roça, da comidinha caipira. Bolo de aipim, manuê, cocada, mingaus. E sempre aparece alguém que não disfarça o prazer de saborear o São João. "Mingau de milho é marca do São João, que é minha época favorita do ano. Eu não resisto", disse a estudante Natasha.
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17939/visualizar/
Comentários