Tribo é fotografada pela 1ª vez e reage a flechadas
A tribo vive no Acre, perto da fronteira com o Peru, e segundo a Funai está ameaçada pela extração ilegal de madeira da Amazônia. A foto é uma rara comprovação de que esse grupo de fato existe.
"O que está acontecendo nesta região é um crime monumental contra o mundo natural, as tribos, a fauna, e mais um testemunho da completa irracionalidade com a qual nós, os 'civilizados', tratamos o mundo", disse o sertanista José Carlos Meirelles, da Funai, segundo nota da ONG Survival International.
Numa das fotos, que pode ser vista no site www.survival-international.org, dois índios pintados de vermelho se preparam para disparar flechas contra o avião, sob o olhar de outros índios.
Outra foto mostra cerca de 15 índios sob ocas, alguns deles também preparando flechas para disparar.
"O mundo precisa acordar para isto, e garantir que seu território esteja protegido em concordância com o direito internacional. Do contrário, em breve eles estarão extintos", disse Stephen Corry, diretor da Survival International, entidade que apóia povos indígenas em todo o mundo.
Das mais de cem tribos isoladas do mundo, mais de metade estão no Brasil e Peru, segundo a Survival International, e todas correm riscos de perder suas terras, serem assassinados ou sofrerem epidemias.
(Reportagem de Stuart Grudgings)
Comentários