Rússia quer aumentar comércio com Mato Grosso, diz adido comercial
A pedido do adido comercial da Rússia no Brasil, Ivan Shaytutchov, logo após a abertura do Enipec, na noite de quinta-feira (29.05), foi feita uma reunião de trabalho com representantes de frigoríficos, cooperativas e das associações de produtores de carnes para tratar de um assunto muito bem-vindo para o setor: o interesse da Rússia de aumentar as compras do produto de Mato Grosso.
No encontro, o representante comercial não especificou quantidades nem prazos, mas disse que a qualidade da carne é o passaporte para aumentar a cota de Mato Grosso. "A carne brasileira é muito conhecida no mercado russo. É muito boa, com um gosto muito bom", elogiou.
Ele acredita que o incremento comercial aconteça tão logo se concluam as mudanças no staff do governo central russo, que desde o dia 7 de maio está sob o comando de Dmitri Medvedev.
Essa decisão dos compradores russos não se ancora apenas na qualidade da nossa carne. É que o aumento do consumo naquele país têm crescido em média 10% ao ano, enquanto a produção avança em ritmo bem menor, cerca de 3%. Vale lembrar que a Rússia tem cerca de 130 milhões de habitantes e está buscando alternativas de fornecedores fora do inflacionado mercado europeu.
A estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é que as compras de carnes russas devam chegar a 990 mil toneladas este ano, acima das 720 mil toneladas do ano passado.
Comentários